Rolê na Tecnologia,  Tudo do Rolê

Dieta de Atleta: melhore seu desempenho se alimentando bem

Todo mundo sabe que para os atletas de alto rendimento atingirem o melhor da sua performance é preciso ter uma alimentação balanceada, equilibrada e, acima de tudo, saudável.

Mas você sabia que também pode ter uma dieta de atleta para melhorar seu desempenho não só nas atividades físicas, mas em todos os aspectos da sua vida de uma forma descomplicada e moderna?

É isso que o Rolê da Bola está trazendo nesse artigo de hoje. Vamos te mostrar a importância de ter uma boa alimentação e sugerir aplicativos que vão te ajudar a levar uma vida com mais saúde pra elevar seu lifestyle de futebol praticando uma verdadeira dieta de atleta.

Então vem com a gente, que esse Rolê da Bola está imperdível!

Imagem: Freepik

Estilo de Vida Saudável e Nutritivo: mais do que um cuidado, uma necessidade

O estilo de vida de um jogador de futebol vai desde os treinos intensos até os cuidados com a alimentação. Afinal, um corpo bem nutrido e saudável é fundamental para garantir energia e resistência para um bom desempenho em campo.

Com certeza você já deve ter ouvido aquele ditado: “Você é o que você come.” E isso não poderia ser mais verdadeiro para quem deseja adotar um lifestyle inspirado nos jogares, porque a base de qualquer dieta de atleta são as comidas saudáveis e nutritivas.

Uma estratégia eficaz para manter a linha nessa empreitada é fazer um cardápio semanal. Planeje suas refeições, incluindo opções variadas e alimentos coloridos. Essa variedade vai fornecer tudo que seu organismo precisa para performar melhor.

Lembre-se também que a hidratação é parte fundamental nesse jogo. Água, água de coco, chás naturais e bebidas esportivas devem estar presentes no seu dia a dia.

Alimentação Balanceada: a tática para um corpo em forma

Assim como um time precisa de uma estratégia bem definida para vencer uma partida, seu corpo também precisa de uma tática para se manter em forma.

A chave para isso é a alimentação balanceada. Isso significa equilibrar as porções de carboidratos, proteínas e gorduras, além de garantir a ingestão de vitaminas e minerais essenciais.

Uma boa dica é distribuir suas refeições ao longo do dia, evitando longos períodos de jejum. Isso ajuda a manter o seu metabolismo ativo e constante, proporcionando energia para encarar os desafios do dia a dia.

Drible as Tentações: jogue para ganhar mais saúde

Nem sempre é fácil driblar as tentações, principalmente quando estamos rodeados de fast-foods e doces irresistíveis.

Mas lembre-se: assim como um jogador precisa resistir às investidas do time adversário, você também pode evitar esses ataques.

Tenha sempre opções saudáveis por perto para os momentos de fome. Frutas cortadas, oleaginosas e iogurtes naturais podem ser grandes aliados nessa jogada.

Comidas Saudáveis: a base da dieta de atleta

Nessa altura do campeonato, você deve estar pensando: mas como devo montar uma alimentação similar à dos atletas profissionais? Calma! O Rolê da Bola te responde:

*Foque nos carboidratos de alta qualidade como grãos integrais, frutas e legumes. Eles são uma excelente fonte de energia para seus músculos desempenharem as atividades.

*As proteínas estão liberadas, desde que sem exageros e sejam, preferencialmente, magras como: peixes, aves, ovos, leite com baixo teor de gordura e feijão.

*Maneire nas gorduras e dê preferência às insaturadas como: nozes, amendoins e castanhas, abacate, azeitona, salmão e atum. Esses alimentos possuem gorduras consideradas saudáveis.

*Hidrate-se constantemente, mesmo que não esteja com sede e, se possível, com água e bebidas refrigeradas. Elas são mais facilmente absorvidas pelo organismo do que as de temperatura ambiente.

*Não perca tempo para repor os sais minerais. Aqui entram as bebidas esportivas, grandes aliadas na reposição dos sais minerais perdidos pela transpiração.

O que não pode faltar na sua dieta de atleta

Quer saber como obter os nutrientes que seu organismo precisa para se manter em uma verdadeira dieta de atleta? O Rolê da Bola entrega tudo mastigado pra você…

Fontes de Vitaminas:

Vitamina A: fígado, derivados de leite e vegetais amarelos.

Vitamina B1: arroz integral, nozes, milho e carne.

Vitamina B2: derivados de leite, queijo, ervilhas, ovos e carne.

Vitamina B3: leite e seus derivados, ovos, peixe e carne.

Vitamina B5: gema de ovo, batata, beterraba, cenoura, cogumelos, arroz integral, fígado e carne.

Vitamina B6: soja, arroz integral, peixe e carne.

Vitamina B9: brócolis, couve, espinafre, cereais integrais e fígado.

Vitamina B12: leite, ovos, fígado e carne.

Vitamina C: frutas cítricas e vermelhas, beterraba e vegetais verdes.

Vitamina D: óleo de fígado, salmão, sardinha, atum, gema de ovo e leite. Mas a exposição diária ao sol por 15 minutos ainda é a melhor fonte de obtenção de Vitamina D.

Vitamina E: óleos vegetais, grãos integrais, ervilha, grão de bico e feijão.

Vitamina K: gema de ovo, coxa de frango e hortaliças verde-escuras.

Fontes de Minerais:

Cálcio: leites e seus derivados, sardinha e hortaliças verde-escuras.

Magnésio: abacate, ervilha, nozes, grão de bico, hortaliças verde-escuras e feijão.

Manganês: ervilha, lentilha, grão de bico, nozes, aveia e arroz integral e feijão.

Molibdênio: castanhas do Pará e de caju, aveia, chia, batata e cenoura.

Potássio: batata doce, banana, abobrinha, berinjela, tomate, cenoura e iogurte.

Selênio: castanha do Pará e frutos do mar. 

Zinco: beterraba, cenoura, batata, nozes, ovos e carnes.

Não Marque Gols Contra sua Dieta de Atleta

Evite a todo custo:

*Alimentos ricos em açúcar e fast-foods. Você não precisa ter uma dieta restritiva. Basta equilibrar sua alimentação para manter os hábitos. Reduza o consumo de produtos industrializados, embutidos e alimentos ricos em açúcar, os chamados “calorias vazias”.

*Não pule refeições. Principalmente o café da manhã. Estudos mostram que a falta dessa refeição tem relação com o sobrepeso, uma vez que aumenta-se a probabilidade de ingerir alimentos mais calóricos no almoço para suprir as necessidades do organismo após horas sem comer.

*Não pule refeições. Principalmente o café da manhã. Estudos mostram que a falta dessa refeição tem relação com o sobrepeso, uma vez que aumenta-se a probabilidade de ingerir alimentos mais calóricos no almoço para suprir as necessidades do organismo após horas sem comer.

Apps de Dieta: personais e assistentes nutricionais na palma da sua mão

Apps de Dieta: personais e assistentes nutricionais na palma da sua mão

Atualmente, há uma variedade de aplicativos de dieta e exercícios que ajudam a monitorar e controlar a sua alimentação de forma prática e interativa, além de incentivar a prática de esportes.

Dentre eles, o Rolê da Bola destaca:

*MyFitnessPal – para cadastramento de refeições e controle do consumo diário de calorias. Saiba mais clicando aqui.

*Beba Água – para montar um plano de hidratação personalizado de acordo com suas características corporais. Clique aqui

*Receitas Saudáveis – aplicativo com diversas receitas saudáveis, com passo a passo e informações nutricionais dos pratos. Baixe o app aqui

*Nutrilio – para montar um diário alimentar digital e monitorar o consumo de alimentos baseado em metas a serem atingidas. Conheça esse app aqui.

*Exercícios em Casa – para montar e acompanhar planos de treinos divididos em níveis e sem a necessidade de utilização de aparelhos. Conheça o app clicando aqui

Esses aplicativos funcionam como verdadeiros treinadores pessoais, oferecendo dicas, monitorando calorias e nutrientes, e até mesmo criando desafios ou enviando lembretes para te manter na linha.

Incorporar essas tecnologias ao seu dia a dia é como ter um nutricionista e personal trainer sempre à disposição no seu bolso, pronto para dar o passe certo pra você marcar um golaço no seu estilo de vida saudável.

Participe do Time Rolê da Bola e Transforme seu Estilo de Vida

Agora que você já conhece as táticas para seguir uma dieta de atleta e colocar em campo uma alimentação mais saudável e balanceada, que tal se juntar ao time Rolê da Bola?

Não perca nenhum lance! Siga @roledabola no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Curta, comente e compartilhe nossos conteúdos para agregar suas experiências ao nosso universo do estilo de vida de futebol.

E continue acompanhando nossos artigos aqui no blog. Nós contamos com você! Até logo…

Rolê da Bola: o seu guia completo no universo do lifestyle de futebol.

Eder Henrique de Paula Castro Oliveira

Redator e Roteirista desde 2005, neto e filho de ex-jogadores, que tem a paixão pelo futebol correndo em suas veias e trocou o talento dos pés pelas mãos pra produzir conteúdos relevantes, divertidos e que valorizem a criatividade da galera que faz parte desse Rolê da Bola.