Rolê na Cultura,  Tudo do Rolê

Livros de Futebol: desbravando a história do jogo no Brasil

Os verdadeiros aficionados por futebol sabem que, além de vibrar com os gols, acompanhar os jogos e envergar a camisa do seu time do coração, há uma riqueza de histórias e informações por trás desse esporte que tanto amamos.

E para os curiosos de plantão que desejam desbravar as origens e nuances da história do futebol brasileiro, o Rolê da Bola preparou um artigo especial com três dicas literárias imperdíveis.

São livros de futebol que todo fã do esporte deve ler ao menos uma vez para, mais do que desbravar a história do jogo no Brasil, tirar suas próprias conclusões sobre como foi o princípio dessa paixão que temos pelo mundo da bola aqui nas terras tupiniquins.

Então vamos nessa, porque o Rolê da Bola de hoje é pela cultura do futebol.

Imagem: Divulgação Google

História do Futebol no Brasil: três perspectivas imperdíveis

Se você é daqueles que gosta de entender a fundo como as coisas aconteceram, como se desenrolaram e qual o impacto delas na nossa atualidade, então os livros que o Rolê da Bola está indicando vão te proporcionar um verdadeiro passeio pelo passado, recheado de curiosidades e debates históricos.

Pontapé Inicial para o Futebol no Brasil: colégio São Luís como berço

No livro “Pontapé Inicial para o Futebol no Brasil”, Paulo Cezar Alves Goulart nos conduz por uma viagem ao passado, desde 1880 até 2014, trazendo à tona a teoria de que o futebol em terras brasileiras teve seu início no pátio do Colégio São Luís.

A obra destaca a importância das instituições educacionais na disseminação desse esporte que hoje é parte intrínseca da nossa cultura.

Mas será que o Colégio São Luís realmente foi o ponto de partida do futebol no Brasil? A leitura desse livro é uma oportunidade de formar sua própria opinião.

Visão do Jogo – Primórdios do Futebol no Brasil: Charles Miller e a introdução das regras inglesas

O historiador José Moraes dos Santos Neto oferece uma outra perspectiva no livro “Visão do Jogo – Primórdios do Futebol no Brasil”.

Para ele (e para a grande maioria dos brasileiros), o pai do futebol brasileiro é Charles Miller, e o pontapé inicial aconteceu em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, em São Paulo.

A narrativa nos leva à primeira partida oficial em solo nacional e apresenta os argumentos que nos levam a crer que Charles Miller merece o título de pioneiro na introdução do jogo no país.

História do Futebol no Brasil: Charles Miller, regras e a bola em debate

Thomaz Mazzoni nos convida a explorar profundamente a “História do Futebol no Brasil”, onde a bola continua rolando, mas a abordagem muda.

Ele argumenta que, embora Charles Miller não tenha trazido a bola, foi ele quem introduziu as regras formais do esporte por aqui e que o esporte praticado no Colégio São Luís não era bem o futebol.

Um olhar minucioso sobre a criação e evolução das regras do futebol, com debates fascinantes que podem redefinir sua perspectiva sobre o impacto de Miller na nossa história futebolística.

Futebol no Brasil: um passado rico e diversificado

Nossa história futebolística é tão rica e variada quanto os movimentos de um jogador habilidoso driblando os adversários em campo.

Diferentes versões e interpretações nos desafiam a enxergar além do que está na superfície. E é isso que esses três livros sobre futebol propõem.

Embora haja certas divergências sobre a própria criação do futebol e o início da sua prática por aqui, uma coisa é fato: somos muito gratos pelo esporte ter se popularizado e tomado nossos corações!

Livros de Futebol: um jogo de versões

Como um gol decisivo nos minutos finais, a história do futebol no Brasil é cheia de reviravoltas e debates acalorados.

Cada livro nos apresenta um ponto de vista distinto, ressaltando a complexidade desse capítulo fundamental do nosso passado esportivo.

E como qualquer debate, esses livros enriquecem nossa cultura e engrandecem nosso conhecimento, por isso a leitura deles se faz tão importante.

Futebol: criado na Inglaterra, uma paixão no Brasil

Independentemente de qual livro você acredite ter razão, a paixão pelo futebol continua a ser a força motriz que nos mantém conectados a cada lance, a cada vitória e, porque não, a cada derrota (faz parte do esporte).

Mesmo que você se incline para a perspectiva de Goulart, Neto ou Mazzoni, o que realmente importa é a celebração da nossa ligação com a bola e com o esporte que faz parte da nossa identidade.

Essa é apenas uma amostra do vasto universo que é a história do futebol e cada página desses livros nos transporta para um momento no tempo, para um pedaço da nossa jornada esportiva.

Rolê da Bola: o seu guia completo no universo do lifestyle de futebol

Ficou interessado e quer saber mais? O livro “Visão do Jogo – Primórdios do Futebol no Brasil” pode ser adquirido aqui. Você encontra o livro “Pontapé Inicial para o Futebol no Brasil” aqui. E pode adquirir o livro “História do Futebol no Brasil” aqui.

Quer ler outras resenhas do Rolê da Bola? Então clique aqui.

Siga também @roledabola no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

E lembre-se de dar aquela forcinha marota curtindo, compartilhando e comentando nossos conteúdos. Nós contamos com você no nosso time!

Boa leitura e até a próxima, aqui no Rolê da Bola!

Eder Henrique de Paula Castro Oliveira

Redator e Roteirista desde 2005, neto e filho de ex-jogadores, que tem a paixão pelo futebol correndo em suas veias e trocou o talento dos pés pelas mãos pra produzir conteúdos relevantes, divertidos e que valorizem a criatividade da galera que faz parte desse Rolê da Bola.