Curiosidades do Rolê,  Tudo do Rolê

Chocolates no futebol: relembre goleadas históricas com o Rolê da Bola neste Dia Mundial do Chocolate

O futebol é repleto de expressões curiosas e divertidas. Uma delas é “dar/levar um chocolate”.

E já que hoje (07/07) é o Dia Mundial do Chocolate, nada melhor do que relembrar grandes “chocolates no futebol” aqui, no Rolê da Bola.

Então, pegue seu chocolate preferido pra entrar no clima e acompanhe com o RDB histórias de goleadas incríveis do mundo do futebol.

Imagem: Freepik

Como surgiu a expressão “deu/levou um chocolate”

A expressão “deu/levou um chocolate” no futebol tem sua origem em uma partida histórica do Campeonato Brasileiro de 1981. No confronto entre Vasco e Internacional, no Maracanã, com o time carioca vencendo por 4 a 0.

Durante a transmissão pelo rádio, o comentarista Washington Rodrigues, conhecido como Apolinho, deu play na música “El Bodeguero”, do flautista cubano Richard Egües, que em um trecho cantava: “Toma chocolate, paga o que deves…”.

A torcida foi à loucura e começou a cantar junto. A partir daí, a expressão se popularizou no meio esportivo e passou a ser sinônimo de uma grande vitória.

O maior chocolate do futebol brasileiro

Apesar de ter sido no jogaço entre Vasco e Internacional que a expressão “dar um chocolate” entrou no dicionário futebolístico, é importante ressaltar que essa não foi a primeira vez que rolou uma goleada histórica no futebol nacional.

E a maior delas aconteceu bem antes, lá em 30 de maio de 1909. O Botafogo “deu um chocolate” no time Sport Club Mangueira (que era um time de futebol profissional carioca na época, nada a ver com escola de samba, viu?!) e aplicou impressionantes 24 a 0.

Foi um verdadeiro show de bola do Glorioso, uma goleada que entrou pra história, deixou todo mundo de queixo caído e com um placar tão elástico que nenhum outro time brasileiro foi capaz de superar até hoje.

A maior goleada da história do Campeonato Brasileiro

Já no Campeonato Brasileiro, segura essa barra: no dia 9 de fevereiro de 1983, no estádio Canindé, em São Paulo, o Corinthians conquistou a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro.

Em uma partida marcante contra o Tiradentes, do Piauí, o Corinthians venceu por incríveis 10 a 1, com um show à parte do artilheiro Sócrates, que marcou nada mais, nada menos do que 4 gols.

Esse resultado épico ficará para sempre na memória dos torcedores corintianos como um dos maiores chocolates já distribuídos pelo clube no futebol.

Teve chocolate recorde também na Copa do Brasil

E parece ser uma sina dos times piauienses sofrerem goleadas acachapantes para grandes times brasileiros.

Em 1991, no estádio Independência, o chocolate foi dado pelo Atlético Mineiro, em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil: 11 a 0 em cima da equipe do Caiçara, do Piauí.

Esse recorde permanece até os dias atuais e nenhuma outra equipe conseguiu chegar perto de igualar o placar dessa partida.

As maiores goleadas em clássicos regionais do país

Os clássicos regionais do Brasil também estão recheados de grandes chocolates.

Em São Paulo, por exemplo, o Corinthians protagonizou uma das maiores goleadas em clássicos ao vencer o Santos por 11 a 0, em 11 de julho de 1920.

No Rio Grande do Sul, o Grêmio deixou sua marca ao derrotar o Internacional por 10 a 0, em 18 de julho de 1909.

Já no Rio de Janeiro, quem mais castigou foi o Fluminense, que aplicou uma goleada de 8 a 0 sobre o Botafogo, em 19 de maio de 1906.

A maior goleada já registrada em toda história do futebol mundial

E pode parecer mentira, mas não é. Curiosamente, a maior goleada já registrada na história do futebol mundial não foi uma vitória de um time sobre outro, mas de um time sobre si mesmo.

Em 2002, durante um confronto válido pelo Campeonato de Madagascar entre Stade Olympique de L’Emyrne (SOE) e o AS Adema, o SOE se goleou marcando 149 gols contra. Isso mesmo! O placar final foi Stade Olympique de L’Emyrne 0 x 149 AS Adema.

Essa atitude extrema foi a forma encontrada pelo time para protestar contra um pênalti mal marcado para seus adversários do jogo anterior . Além de um verdadeiro chocolate, essa goleada também ficou marcada como uma das maiores bizarrices do mundo do futebol.

E aí, se divertiu com esse delicioso artigo sobre chocolates no futebol?

Se o seu time protagonizou alguma dessas goleadas, aproveite este Dia Mundial do Chocolate com o seu doce preferido e mande um salve pra galera relembrando o fato.

Agora, se foi o seu time que levou… Não fique triste! Aprecie um chocolate puro ou meio amargo! Eles melhoram o estado de ânimo, aumentam a sensação de bem-estar e ajudam a diminuir o estresse.

E continue de olho aqui, no Rolê da Bola. Ainda vem muita coisa bacana por aí nas próximas publicações!

Se você quiser ler outros artigos do blog, basta clicar aqui. E clique aqui para seguir o Rolê da Bola nas redes sociais.

Agradecemos por sua companhia e desejamos um feliz Dia Mundial do Chocolate, repleto de saborosas recordações futebolísticas!

Rolê da Bola: o seu guia completo no universo do lifestyle de futebol.

Eder Henrique de Paula Castro Oliveira

Redator e Roteirista desde 2005, neto e filho de ex-jogadores, que tem a paixão pelo futebol correndo em suas veias e trocou o talento dos pés pelas mãos pra produzir conteúdos relevantes, divertidos e que valorizem a criatividade da galera que faz parte desse Rolê da Bola.