Curiosidades do Rolê,  Tudo do Rolê

Freguesias do futebol brasileiro: Dia do Cliente pra quem?

E aí, galera do Rolê da Bola?! Hoje é dia de falar sobre um assunto que sempre rende polêmica no futebol brasileiro: as freguesias.

Pra quem não sabe, freguesia é um termo usado para zombar de um time que tem mais derrotas do que vitórias contra um adversário específico (geralmente um rival local) ao longo dos anos.

E, como 15 de Setembro é o Dia do Cliente, o Rolê da Bola decidiu trazer algumas curiosidades sobre freguesias icônicas do futebol brasileiro pra não deixar essa data passar em branco.

Afinal, quem não gosta de zoar com um rival, né? Então se liga aí:

Imagem: Freepik

Freguesia: o que é?

A palavra “freguesia” tem origem no latim e significa “frequentador”. No futebol, ela se tornou uma gíria popularmente usada para indicar que um time é frequentemente derrotado por outro.

É como se aquele time fosse a loja preferida do adversário, onde eles sempre saem com os três pontos na sacola. E, como em qualquer boa rivalidade, isso alimenta as conversas e provocações entre os torcedores.

Mas saca só: pra ser considerada uma freguesia real, o time perdedor precisa ter uma diferença significativa de derrotas para o vencedor ou estar em uma onda de reveses consecutivas.

Estatísticas: os números não mentem

Embora as freguesias no futebol brasileiro não sejam apenas dados em uma tabela e haja torcedores mais fanáticos que contestem os resultados, os números não mentem, como veremos na sequência.

Porém, com todo folclore que lhe é peculiar, quando a bola rola nos gramados tupiniquins, histórias ricas e muitas vezes engraçadas acabam surgindo.

Vamos dar uma olhada em algumas das histórias mais notórias por trás das freguesias:

O Clássico das Multidões de Fregueses

Um dos casos mais emblemáticos de freguesia no Brasil é o Clássico da Multidões, entre Sport e Santa Cruz, de Pernambuco.

Esses dois times, apesar de terem uma rivalidade ferrenha, têm uma freguesia notável.

Com um histórico de mais de 550 jogos entre eles, o Sport ostenta uma vantagem impressionante de quase 60% das vitórias.

Isso levou os torcedores do Santa Cruz a criarem todo tipo de teoria da conspiração e superstições acerca da situação pra tentar explicar essa freguesia histórica.

A reviravolta surpreendente

Mas nem todas as freguesias são permanentes. Às vezes, um time que era considerado freguês por décadas pode dar a volta por cima de forma surpreendente.

Um exemplo disso aconteceu com o Fluminense. Durante anos, o clube era visto como o eterno freguês do Flamengo.

No entanto, em uma temporada memorável, o Tricolor conseguiu uma série de vitórias sobre o rival, mudando a dinâmica da rivalidade e deixando os torcedores do Rubro-Negro de queixo caído.

A maior freguesia de todos os tempos

A maior freguesia registrada no futebol brasileiro é entre Fluminense e Botafogo. Nem tanto pela diferença de vitórias entre eles, que já foi maior e atualmente é de apenas 4 de vantagem para o Tricolor, mas por ser considerado um dos clássicos mais antigos do futebol brasileiro.

Porém, se nos duelos com o Flamengo o Fluminense conseguiu a passar à frente, contra o Botafogo a história tem sido outra. E o retrospecto recente tem sido amplamente favorável ao Fogão.

Apesar do atual equilíbrio, o Flu esteve na maioria das vezes em vantagem sobre o Glorioso. Mas será que vem virada por aí?

Clássicos das provocações

Nos clássicos do futebol brasileiro, as provocações entre os torcedores são tão famosas quanto o próprio jogo. As redes sociais fervem, os memes e piadas circulam livremente sempre que os times se enfrentam.

Uma das provocações mais famosas e que sempre vem à tona após os clássicos fica por conta do “CPF na Nota”, que até hoje rende várias montagens hilárias.

É rivalidade alimentando a criatividade que vale à pena acompanhar!

Rivalidade: o combustível das freguesias

A rivalidade é o que mantém as freguesias vivas e ardentes. Mas vale ressaltar que jamais deve haver falta de respeito com o adversário. Afinal, esporte é sobre isso: diversão, sabendo ganhar e também perder.

Os jogos entre times fregueses são sempre emocionantes, pois há um orgulho ferido e uma vontade desesperada de provar que a maré pode virar. E é isso que instiga e motiva os fãs de futebol a continuarem acompanhando seus times.

E aí, torcedor? De qual lado seu time está? Conta pra gente aí nos comentários!

Curtiu essas Curiosidades do Rolê e quer ver outras? Clique aqui e aqui e aproveite para acompanhar também outras publicações na nossa home clicando aqui.

Siga nossas redes sociais! O @roledabola está no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube.

Lembre-se de curtir, comentar e compartilhar nossos conteúdos com outros apaixonados pelo mundo da bola. É isso que nos motiva a continuar trazendo conteúdos relevantes pra você!

Rolê da Bola: o seu guia completo no universo do lifestyle de futebol.

*Referências: os dados dessa matéria foram retirados de pesquisas em sites como Wikipedia, Globo Esporte, ESPN e Blogs especializados em dados históricos e estatísticas de futebol.

Eder Henrique de Paula Castro Oliveira

Redator e Roteirista desde 2005, neto e filho de ex-jogadores, que tem a paixão pelo futebol correndo em suas veias e trocou o talento dos pés pelas mãos pra produzir conteúdos relevantes, divertidos e que valorizem a criatividade da galera que faz parte desse Rolê da Bola.